História e Cultura


PARIS - Cultura e História

 

O berço da cidade

 
Pont Au Change
O Pont au Change é uma ponte em Paris sobre o Sena . Il relie l' île de la Cité depuis le palais de Justice , la Conciergerie et Tribunal de commerce , à la rive droite au niveau du théâtre du Châtelet . Ele se conecta a Ile de la Cité do Palácio da Justiça , a Conciergerie e Tribunal de Comércio , na margem direita, no Teatro Chatelet . Il se situe sur la limite entre les I er et IVe arrondissements de Paris . Ele está localizado na fronteira entre o r I e quarto arrondissements de Paris .
(apoio Wikipédia)
 
 
Alguns vestígios arqueológicos sugerem que os “parisii”  uma tribo celta, foram os primeiros habitantes a se instalar na Ile de Lá Cité no meio do Rio Sena(séc. 3ºaC.). Porém a cidadela não lhes conferia nenhuma proteção contra a invasão romana de 52aC.

A literatura revela que havia um certo entendimento entre eles , e que a cidade foi rebatizada passando a chamar-se Lutécia que significa nascida das águas e portanto prosperou.

Os parisii eram construtores de barcos e hábeis marinheiros, inspirando os administradores romanos a escolher o navio como seu símbolo. O lema latino de Paris era Fluctuat Nec Mergitur, ou seja “flutua e não afunda”. O emblema e o lema ainda são usados hoje. Na época romana, a ilha era dividida por um eixo norte- sul: o leste era residencial e centro da vida espiritual, e o oeste era administrativo. Hoje existe a mesma divisão, mas a catedral medieval de Notre-Dame substituiu o templo romano a Júpiter. No século 19, muitas igrejas e o labirinto das casas medievais foram demolidos, nascendo as ruas retas de Haussmann. O Mémorial de La Déportation (Monumento aos Deportados) modernizou a ilha e você pode rever aqui cerca de 2 mil anos de história.

Curiosidades:

Vocês sabiam que os parisienses chamam sua capital de “cidade das cem vilas”? Isso porque cada bairro tem sua personalidade, histórias e mistérios. Os *quartiers que os digam.

Paris também é a capital das delícias culinárias, e sempre terá um lugarzinho charmoso para um café, um almoço ou mesmo uma rápida guloseima.

Museus, espetáculos culturais e bairros famosos da cidade estarão à baila nas páginas deste blog. Como por exemplo : O FANTASMA DA ÓPERA. Ou um   passeio mágico pelo bairro Montmartre, ou ainda ser convidado a entrar pelas portas do Mussée Carnavalet onde conheceremos um pouco mais da história  de Paris.

A cidade é encantadora em qualquer época do ano. Mas é na primavera e outono que os passeios tornam-se divertidos e maravilhosos.

 O mês de agosto é o período principal de férias dos franceses. Eles costumam, nessa época, ir para o campo deixando a capital em completa hibernação.

Conforme tempo e paciência irei preparando outras matérias sobre  a cidade luz. Aguardem! J

apoio: guia de passeios da Publifolha – Divisão de Publicação do Grupo Folha

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo!

Comente, deixando seu parecer e tenha a certeza de que ficarei bem feliz

Obrigada